quinta-feira, maio 24, 2012

Raikkonen cogita disputar etapa da Finlândia do WRC

Kimi Raikkonen declarou nesta quarta-feira que pretende participar da etapa de seu país do WRC, o Rali da Finlândia. A rodada é a oitava da temporada e está marcada para os dias 2 e 4 de agosto, período das férias de verão da F1, entre os GPs da Hungria e da Bélgica.

O campeão de 2007 disputou dois campeonatos do Mundial de Rali nos dois anos em que esteve afastado dos monopostos, 2010 e 2011, pelas equipes Citroen Junior e Ice 1, respectivamente. Mas os resultados não foram tão expressivos: terminou as duas campanhas em décimo.

Neste ano, o piloto da Lotus fez o caminho de volta e trocou o rali para retornar à F1, mas já adiantou que gostaria de competir em casa mais uma vez com o WRC, para tentar melhorar o nono lugar que obteve no ano passado, seu melhor resultado até aqui em três participações no evento.

Entretanto, a vontade de Kimi pode esbarrar na relutância de sua equipe em liberá-lo. No início de 2011, a escuderia (ainda sob o nome Renault) viveu o trauma de ver seu principal piloto à época, Robert Kubica, sofrer um gravíssimo acidente durante uma prova de rali, em Andora, na Itália.

"Eu gostaria de fazer o Rali da Finlândia nesta temporada, já que ele encaixa no intervalo do calendário, mas é preciso perguntar ao time se isso é permitido em meu contrato", afirmou Raikkonen, que reiterou o desejo de voltar a tentar resultados melhores no rali.

"Eu sabia que [o rali] era difícil e participei de algumas provas antes [para me preparar]. Mas é diferente, no mais alto nível. Sabia que não seria fácil, mas é claro que quero fazer melhor. Não estou acabado. Quero voltar, seja durante minha carreira ou depois. Não sei ainda [quando]", informou.

"F1 e rali são duas competições completamente diferentes. No rali, tudo é diferente. Sim, você tem as referências de ritmo, mas nunca dá para ter certeza do que virá na próxima curva", comparou.

O finlandês tem tido bom desempenho em seu retorno à F1, ocupando o quarto lugar no campeonato, com 49 pontos, e tendo dois pódios nas últimas etapas, Bahrein (onde chegou a lutar pela vitória com Sebastian Vettel e ficou com o segundo lugar) e Espanha.

Fonte:Tazio

0 comentários:

Postar um comentário