sábado, maio 01, 2010

Entrevista do Kimi para o Heikki Kulta

Os diferentes tipos de estresse do Rally agradam Raikkonen

A pausa que o Kimi Raikkonen esta tendo do rally acaba no final de maio com o Rally de Portugal.

Raikkonen se transferiu da F1 para o Rally quando ele quis ter menos estresse e mais direção. A decisão foi também apoiada pela Ferrari que ofereceu para ele um ano completo se salário se ele não corresse este ano na F1.

Qual é a diferença de estresse então?

- Isso chega a ter uma boa diferença. Se o mundo da F1 voltasse há algumas décadas, então deveria ser o mesmo do Rally. Tudo é muito profissional no Rally também, e tudo é feito da melhor forma possível. Mas é de um jeito mais descontraído, e claro, o ambiente é bem diferente.

- No rally você não perde tempo no pit stop, mas no carro bem no meio da floresta, quando você dirige por todos os estágios duas vezes. No "serviço" na área de pit nós passamos apenas 30 ou 45 minutos por dia.

- E no Rally não existem tantas pessoas como na F1. Têm apenas as pessoas que você precisa, Raikkonen descreve.

Jyvaskyla é corrida principal

O WRC Rally da Finlândia, obviamente vai ser a corrida principal de Raikkonen nesta temporada. Jyvaskyla é o único Rally que o Kimi dirigiu no ano passado.

- Ainda assim, eu não consegui ganhar a experiência até o dia de encerramento. Ao menos eu vi algumas fases. Nós esperamos que até lá eu possa ter muito mais experiência e que eu possa dirigir um pouco mais rápido e chegar a ponta de alguma forma.

- É o mesmo, como se nós fossemos fazer novamente os rallies de antes. É mais fácil quando você já dirigiu uma vez antes. Eu acredito que isso ajuda em alguma coisa.

- Eu me foco na ponta todo o tempo, de outro jeito não teria sentindo dirigir. Nós sabíamos desde o começo que os outros seriam bem mais rápidos, mas a coisa mais importante é que eu posso melhorar a mim mesmo devagar. Quando você tem sucesso em um estagio automaticamente aumenta a sua confiança.

A escala ainda não se inclinou

A carreira de Raikkonen vai continuar no próximo ano no Rally ou de volta a F1. Kimi nega que a escala na sua decisão tenha se inclinado para o Rally quando ele marcou quatorze pontos no WRC nas últimas duas corridas.

- Isso não tem virado para qualquer direção e eu não tenho pressa para fazer decisões. Eu tenho que ver o que é possível e o que é a coisa mais interessante no final - o qual me diverte mais e o que mais gosto de fazer. Nós vamos ver isso em algum lugar em um futuro ponto deste ano, Raikkonen disse.

Fonte: Heikki Kulta Turunsanomat / Tradução en: Leijona / Tradução pt: The Iceman Brasil - do Team

0 comentários:

Postar um comentário