sábado, janeiro 16, 2010

Entrevista como kimi.

Bom Dia!!
Hoje vou postar uma entrevista com o nosso piloto de rally kimi Raikonen.
Eu amei essa entrevista,ele fala de rally dar opinião de quem vai vencer o mundial de formula 1, fala de Vettel,e do  Kova .
Emfim e uma entrevista grande mas vale apena ler.



O carbono, freios a disco de fibras na sua Formula One Ferrari ainda mal arrefeceu, mas Kimi Raikkonen já evoluiu para algo novo: um controlador para o mesmo Red Bull Citroën World Rally Team, que acaba de tomar Sebastien loed ao seu mundo sexto consecutivo título.
A chegada de Raikkonen é um grande golpe para o Campeonato Mundial de Rali: para todos os seus desempenhos ocasionalmente mudo conferência de imprensa, o cara é um superstar. E enquanto alguns podem questionar o movimento da "rainha do desporto" em um universo paralelo de lama e árvores e gelo e neve, em vez de volta no colo do asfalto como novo, o próprio homem não tem dúvidas: esta é uma tentativa extremamente sério em um igualmente série presitgious mundo, uma que ele vai atacar com todo o empenho para o qual ele se tornou famoso na F1.


trevista
 
Então, Kimi, vamos falar sujo. Qual é o carro mais antigo rali você se lembra?
KR: Meu irmão Ford Escort. Claro que, como um bom Finn, eu vi com cuidado o comício na TV desde ter a idade. Eu gostei de Ari Vatanen e Juha Kankkunen Peugeot's 205 T16s melhor. O primeiro rally eu realmente fui deve ter sido a 1991 1000 Lakes Rally, que Kankkunen ganhou em um Lancia Delta Integrale.
Quais os pilotos de rali foram os seus heróis de infância?
KR: Eu não tive qualquer herói de  infância, eu era um fã do esporte, dos motoristas não individual. Durante minha infância, Kankkunen, por exemplo, era um mundo de driver de classe para que ele pudesse ter sido um ídolo. Eu conheci ele desde então. Ele ainda tem um Peugeot 205 em casa e um Audi Quattro do Grupo B da década de 1980. Ele pode até mesmo emprestá-lo para mim se eu fizesse bem.
Era inevitável que você iria acabar na pista?
KR: Eu sempre quis dar um tiro de ralis, mas eu  entrei  muito rapidamente F1 [Raikkonen tinha apenas 21 anos quando fez sua estréia na F1, para a equipe Red Bull Sauber no GP da Austrália, marcando um ponto para chegando em sexto lugar]. Assim, tornou-se difícil de mover lateralmente em ralis, o que significava que eu tinha que fixa-lo.Eu não conseguir a minha chance foi muito tarde - eu estava com quase 30 [ Raikkonen competiu no Rali da Finlândia 2009, em um Fiat Grande Punto Abarth]. Eu também acho que ajuda você a F1 como piloto de rali e vice-versa.
Mas seria um pouco ingrato para dizer que você estava aguardando sua hora para nove anos na F1 e você tinha de se tornar campeão do mundo para que você possa finalmente se tornar um piloto de rali?
KR: É assim que minha carreira tem trabalhado para fora. Agora é o momento certo para ir em frente com as pessoas certas e o carro direito pelo tempo. Eu fiz negociar com outra equipe de F1 para a próxima temporada, mas nós não poderíamos concordar 100 por cento. Em seguida, a Red Bull veio e me fez uma oferta para dirigir no WRC para uma temporada. Parecia a coisa certa a fazer de imediato.
Um lote de pilotos de competição em sua posição teria comprado apenas se um carro de rali do mundo e ter alguma diversão nisso. Mas você se juntou ao Citroen Juniour equipe durante toda uma época em que você estará jogando contra Sebastien Loeb, o piloto melhor rali da história do esporte. Você não fez as coisas difíceis para si mesmo?
KR: É sem dúvida o maior desafio ainda. Eu tenho que aprender tudo do zero. Mas eu quero o desafio. Tenho de conhecer o carro, os comícios, como trabalhar com o meu co-piloto [Kaj Lindstrom], tudo. Eu estou esperando ansioso por isso. E você tem de ajustar-se alguma concorrência, se você realmente quer saber como você é bom. Eu ainda vou ser capaz de conduzir ao redor da floresta em um carro de rali privado.
Mas quando você entrou no WRC ano passado, no Rali da Finlândia, foi um esforço muito mais profissional em comparação com outros converte bem conhecidos.
KR: Se você vai fazer algo, fazê-lo com a melhor equipe. Meu carro foi preparado pela equipe de Tommi Makinen, esses caras são super profissionais. Claro que é uma operação menor do que uma equipa de F1, mas eles são profissionais. Mesmo que o motorista desempenha um papel mais geral na mobilização do que na F1, o melhor piloto não vai ganhar em um carro ruim. Então é por isso que eu queria um co-piloto experimentado, assim pelo menos um de nós sabe o que ele estava fazendo. Conheci Kaj Lindstrom por Tommi e nós trocamos espiões com Chris Atkinson 2006, durante o rali de Monte Carlo. Kaj é excelente, ele e Tommi foram campeões do mundo juntos. Kaj foi também o de fazer um primeiro contato com a Citroen Sport.
Será que entram no World Rally Championship sentir um pouco como se sentiu quando você testar primeiro para dirigi-Sauber F1 em 2000?
KR: Sim, eu estou achando um pouco do Kimi jovens em mim novamente. Um carro de rally mundo é mais rápido e mais resistente do que o carro S2000 eu mergulhei no ano passado no Rali da Finlândia, é 10 vezes melhor condutor e tem mais poder. É porque você ainda pode sair de situações críticas. Se a Fiat nunca fui de lado, com a sua não-motor turbo, foi um jogo acima.
Assim que sobre o rolamento do carro na Finlândia, no ano passado?
KR: Não foi porque eu estava indo rápido demais! Era o oposto. O carro já tinha começado a desmoronar, então eu só queria levá-lo a serviço do parque. O Fiat definitivamente não era o carro mais rápido na classe S2000, nem o mais estável. Minha linha indo para o lado esquerdo do turno foi talvez 2m fora e nós entregues.
"Por que a sua linha de ruim?
KR: Eu estava dirigindo com os meus olhos e não ouvidos. Mas nos ralis você tem que pagar 100 por cento a atenção para o que seu co-piloto diz.
É algo que você ainda tem que aprender a fazer?
KR: É. A condução em si não deve ser demasiado de um problema. Se você sabe a etapa especial, não vai ser diferente quase normalmente. O que faz a diferença é o pacenotes [o co-piloto notas sobre as condições das estradas para cada etapa do rali] e sua confiança. Esse é o meu principal desvantagem partida fora - Eu só sei o Rali do Ártico e Rali da Finlândia. Eu tenho que trabalhar o resto dos acontecimentos por mim mesmo.
Pode-se usar pacenotes tripulações dos outros?
KR: É sempre melhor ter o seu próprio. Se você quiser ser realmente rápido, você tem que ter confiança.
E você nunca tem plena confiança em alguém de notas.
Isso ajuda a seguir faixas outros motoristas "para se orientar?
KR: Não. Não há nenhuma maneira de saber o que o carro na frente de você poderia ter feito. Você tem que fazer o que o co-piloto lhe diz.
Quando foi seu primeiro lançamento?
KR: Eu tinha 14 anos. Enrolei Lada meu irmão. Tivemos uma estreita faixa 3 km de casa. Marcus Gronholm [dois da Finlândia vezes campeão do Mundo de Ralis] também treinados lá. Eu encima do-freio no eixo traseiro e rolou duas vezes. O roll-bar [gaiola do carro de segurança interna] também quebrou.
Seu irmão Rami era visto como um grande talento ralis. Será que ele ainda dirige?
KR: Não, ele é um homem de família agora. Um ano ele foi vice-campeão de Mikko Hirvonen [vice-campeão em 2008 e 2009 World Rally Championships].
Ter o seu sobrinho pegou o bug motorizado?
KR: Claro que sim! Há apenas três e quatro e eles já vão karting. Eu comprei uma moto-quatro.
Você é uma boa cooperação drver?
KR: Não. Eu tenho sido co-piloto de Tommi Makinen [quatro vezes Campeão Mundial de Ralis] uma vez. Eu tenho inteira confiança nele, mas eu não gostaria de repetir a experiência. Talvez eu vou sentar ao lado de carga durante um teste. Eu não acho que ele vai fazer o mesmo por mim.
Você está esperando um par de rolos no próximo ano?
KR: Claro que sim. Ao longo do WRC não estão vinculados a ser um casal de derivações. Todo mundo comete erros neste esporte e, como regra, um erro geralmente significa que você destruir o carro. Quantos carros devem Jari-Matti Latvala [vencedor do WRC] e Hirvonen ter destruído antes que eles ganharam seu Rally Championship firt mundo? O único piloto que não tenha rolado é Loeb. Ele é uma exceção.
Você acha que vai ser mais intuitiva no asfalto ou cascalho superfícies?
KR: Fomos incrivelmente rápido em cascalho, asfalto, mas provavelmente será mais minha coisa. Snow será o mais difícil. Suas linhas têm de ser ponto-a na neve, enquanto que na zona urbana que não é grande coisa se você travões de um metro tarde demais e tem que girar mais rapidamente. Você tem que ser capaz de ler o cascalho. Em alguns tipos de saibro, você tem aderência incrível com pneus rally e sobre os outros não têm.
Que tipo de resultados que você está esperando?
KR: Os primeiros comícios são obrigados a ser duro. Até eu sei o quão rápido os outros pilotos estão, eu estou me segurando para trás em todas as expectativas pessoais. Tenho certeza de que não conseguirá manter-se com os quatro primeiros [Loeb, Dani Sordo, Hirvonen, Latvala].
Seu companheiro de equipe Sebastien Ogier é também visto como uma futura estrela.
KR: Sim, ele é realmente bom. Ele é um critério perfeito para medir-se contra.
Quando você olha para trás em sua carreira na Fórmula 1, há um único momento que você valoriza acima de todas as outras?
KR: Na F1, cada volta é mais ou menos o mesmo. É mais difícil se chover, mas de resto logo se torna uma rotina. Nos ralis, a cada esquina ou morro poderia ser diferente do que você esperava. O mais divertido que eu tive nos últimos anos estava brincando com os amigos em scooters de neve, por exemplo. Eu achar difícil escolher um único momento dos últimos nove anos.
Como sobre isso como um momento para ficar na história? Kimi Raikkonen ultrapassando Giancarlo Fisichella no exterior, em Suzuka, na última volta do GP do Japão de 2005, para vencer a corrida?
KR: Sim, isso foi muito bom.
O Ferrari 2009 deve ter sido muito difícil de conduzir, quando vemos o quão mal Giancarlo Fisichella lutou quando ele entrou no lugar do lesionado Felipe Massa. Sem mencionar [piloto de testes da Ferrari] Luca Badoer.
KR: O carro não era ruim. Ela só não tem aderência suficiente. Era difícil condutor, mas eu gostei da Ferrari 09 mais do que o 08. Eu não lidava muito mal [Raikkonen venceu o GP da Bélgica 2009]. Mas ele fez Fisichella 10 anos de idade em duas corridas!
Se você não poderia ter um carro equilibrado neutra, você preferiria oversteer ou subviragem [um carro que tem mais ou menos à frente / aderência traseira]?
KR: Eu nunca gostei de subviragem. Como você pode empurrar o carro, se você não sabe se vai dirigir? Você perde tempo em um circuito, mas nos ralis, que acabam nas árvores, porque você fica sem espaço.
Como muita necessidade de comunicação não motorizado?
KR: Como um piloto, existem algumas coisas que você simplesmente não consegue se comunicar. No piloto de F1 do mundo pode falar com um engenheiro de aerodinâmica em pé de igualdade, porque eles têm completamente diferente níveis de compreensão. Tudo o que você pode fazer é informar o seu engenheiro de corrida que você gostaria idealmente. Mecânica também são importantes, mas eles fazem o que lhes dizer para engenheiro. Portanto, sua comunicação é limitada a dois ou, no máximo três pessoas na equipe. E então o que é feito de sua entrada depende da equipe.
Nos ralis, algumas vezes você tem que trabalhar no carro mesmo. Você sabe o que sabe?
KR: Eu gosto dele. Na Finlândia, eu sempre reparado meus próprios carros. Eu tweak minhas motos também. Não há nada errado com a obtenção de seus dedos sujos.
Você quis promover a imagem 'Iceman' para sobreviver na F1?
KR: Não. 'Iceman' vai para trás um longo caminho. Na F1, a política fica no caminho do lado emocionante das coisas. A atmosfera nos ralis é muito mais agradável e há muito menos política envolvida. É necessário mais sobre como o motorista executa.
Você é uma celebridade, especialmente na Finlândia. Agora que você está se movendo mais para o desporto nacional da Finlândia - rali - você provavelmente não vai ter coragem de sair nas ruas de Helsínquia, em tudo.
KR Não pode ser pior do que já é. Aprendi a lidar com ele.
Você fez serviço militar. O que você acha mais difícil sobre ele?
KR: Os primeiros meses foram estressantes. Estávamos constantemente a rugiu. Ao final estávamos entediados e messe ao redor. Além de filmes militar onde ruge de todos, começando de madrugada era o pior.
Rally drivers muitas vezes têm que se levantar cedo demais.
KR: Eu sei. Mas eu tinha que sair da cama cedo para a F1, por vezes, demasiado. É parte do trabalho.
Qual é o seu brinquedo favorito durante a época baixa?
KR: um snowmobile. It's fun enorme rasgo em torno Lapónia com os amigos em uma. Mas Motocross chega perto.
O que faz um carro fazer  bom caminho?
KR: Space.
Qual é o último esporte que você tentou?
KR: Eu comecei a praticar no ano passado, por recomendação do meu instrutor de fitness, e é divertido.
Quem vai ganhar hóquei no gelo da Stanley Cup?
KR: O San Jose Sharks.
Quem vai ganhar o ouro olímpico de snowboard no half-pipe?
KR: Eu vou manter meus dedos cruzados para os finlandeses, mas provavelmente vai ser difícil de bater Shaun White.
Quem vai ser o próximo Campeão Mundial de Ralis?
KR: Loeb e Hirvonen. Loeb.
E MotoGP?
KR: Se os times mudaram muito? Não. Então - Rossi.
Formula 1?
KR: É difícil dizer. Eu não sei quais são os planos da Ferrari . Mercedes vai ter provalvelmente um bom carro, assim como a McLaren. Red Bull Racing, provavelmente, também. Então eu vou ter de atribuição do título, com base no que eu gosto: Sebastien Vettel. Ele é tão terra-a-terra.
Você tem muito contato com ele?
KR: Meu contato com Heikki Kovalainen é melhor. Como regra, não tenho muito esse contato com pessoas de F1. Às vezes eu jogar badminton com Vettel. Ele está se mudando para perto de mim da Suíça, por isso vamos provavelmente ver mais uns dos outros.
Como você vai estar interessado na Fórmula 1 se você não estiver em um carro de F1 mesmo?
KR: Eu vou assistir uma corrida na TV de vez em quando. Talvez eu vá para o Grande Prêmio de Mônaco. Eu poderia ter uma unidade de F1 novamente a qualquer momento, mas muitas coisas ruins estão acontecendo na F1. Os fabricantes estão se retirando. Vamos ter a mesma conversa em tempo de um ano.
De que rmaneira Vamos olhar para o futuro. O que seria um título WRC significa para você?
KR: Mais do que o meu título do Campeonato do Mundo de F1. Eu estou apenas começando e eu posso sentir o que uma longa viagem seria para chegar a esse ponto.
Ninguém fez isso antes.
KR: Isso é outra coisa que o torna interessante


Fonte Kimi Raikonen Space(Saima)
Tradução RaikkonicaRose
Beijossssss!!

3 comentários:

Raikkonicas disse...

Se tiver alguma Raikkonica que queira editar alguma coisa do texto fique a vontade.
Beijos
Rose

† Flávia † disse...

Ele parece tão Feliz. *-*

RoseRaikkonica e Velocidade the best disse...

É verdade Flavia!
Ele está realizando um sonho.
Um abraço!!!

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