terça-feira, fevereiro 16, 2010

Coluna do Kimi

Fonte: Kimi Raikkonen.com / Tradução: The Iceman Brasil - do Team

Rotas, giros – e bancos de neve.

O Rally da Suécia foi a minha primeira competição pelo WRC com um carro de Rally. Bem, nós terminamos o Rally por etapas. Isso era o nosso alvo e foi a coisa mais positiva a se alcançar nesse final de semana.

Obviamente, eu cometi alguns erros idiotas que eu poderia ter ficado sem. Nós pagamos bem caro por causa desse mal que tornou mal o nosso resultado.

O Rally da Suécia é algo que exige muito. As estradas estão cobertas por gelo e neve. Se você sair da rota, você vai pegar neve macia e você vai girar facilmente. Então você começa a ter a neve em todo o carro e não consegue enxergar mais nada - e assim acaba batendo o carro em um banco de neve.

Isso aconteceu conosco. Nós estávamos lá com baixa velocidade, mas acabamos presos em um banco de neve macia. Então eu tive que pegar a pá e começar a escavar o carro para o retirar da neve.

Bem, isso é uma coisa que faz você ganhar experiência em um rally. Isso é normal e eu sei que aqueles caras, que agora são líderes, também tiveram a sua quota de pá. Eu acho, que nem ‘Sibelius’* nem começo a compor primeiro na Finlândia.

Tudo durante todo o Rally sueco nos ofereceu um fim de semana muito interessante. Ok, talvez nós tivéssemos algumas expectativas e com certeza a pressão estava lá, quando começamos o rally. Foi difícil, mas é bom que ele já se foi.

Cada único km que eu vou completar embaixo do meu cinto e com este carro é muito importante para mim agora. Quanto mais eu for encontrar a sensação correta com o carro, melhor vai ser. Mesmo agora, que de vez em quando eu comece a me sentir melhor, e eu tenha somando com isso o carro cada vez melhor e melhor.

Enquanto nós fazemos o treino para o segundo tempo, obviamente, isso ajuda e faz com que seja um pouco mais fácil.

Depois dos nossos "soluços" no início, decidimos não procurar nenhuma configuração melhor. Usamos a configuração de Sebastien Loeb e comecei a aprender a dirigir o carro com essa. Eu apenas me foquei no básico sobre direção e como manter o carro na estrada.

Depois que se acostuma a como ter os carros 'nas mãos’ (isso foi o mais fácil) - embora as circunstâncias mudem o tempo todo. Pelo menos, para a próxima vez eu já conheceço o carro melhor e depois poderemos exigir mais do carro, também.

Foi bom ter alguns bons momentos. Com certeza, eu experimentei mais uma vez o quanto é importante conseguir as notas de ritmo corretamente. Quando a nota esta ok, é muito mais fácil conseguir andar rápido. Em alguns lugares as minhas notas estavam erradas - e sofremos bem mais.

Eu disse antes de ir para a Suécia, que este Rally ia ser algo muito difícil para começar a temporada. Obviamente, eu não fiz nenhuma única meta com isso para o cascalho ou o asfalto, mas eu aposto que ao menos não vão ser mais difíceis.

Agora vamos focar no próximo rally. É no México e é o primeiro rally em piso de terra. Teremos um dia de testes com o carro na França. Então é 'Viva la México' e vai ser excitante ver o meu co-piloto Kaj Lindstrom com um sombreiro.

*Sibelius - na Finlândia seria algo com se referir a Mozart (thanks: Joni)

_____
By Carol

1 comentários:

Anônimo disse...

EU ODEIO TANTO O GALVÃO BUENO pq vc baba d+ o FELIPE MASSA , CHUPA GALVÃO o FELIPE não tá mais em nenhuma equipe . tu GALVÃO É MUITO idiota. KIMI RAIKKONEN : we love you!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário