quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Rali da Suécia: Pré-evento conferência de imprensa

RALLY SUÉCIA Pre-event Press Conference Quinta-feira 11 de fevereiro
Presente: Sebastien Loeb, Citroen Total World Rally Team Mikko Hirvonen BP Ford Abu Dhabi World Rally Team Kimi Raikkonen, Citroen Junior Team Marcus Gronholm, Stobart M-Sport Ford Rally Team Patrik Sandell, S2000 da FIA World Rally Championship Martin Semerad, a FIA Production Car World Rally Championship
Bem-vindo ao evento de pré-conferência de imprensa da FIA.
Q: Sebastien, foi quase quatro meses desde que nós vimos a concorrência final do ano passado. Como boa é a sensação de estar de volta no carro e você está pronto para a batalha para começar?
SL: Sim, com certeza, é bom estar de volta. Tivemos um bom tempo entre as duas estações do ano e também alguns trabalhos, quando começamos a dirigir com o carro novo. Havia trabalho a fazer, mas é bom estar de volta.
Q: Alguns dos outros motoristas têm sido afastado fazendo comícios no período de defeso.Você não tem. Consegue saltar no carro e estar em linha reta, sobre o ritmo?
SL: Eu preciso. Tenho alguma experiência aqui e um teste de dois dias e shakedown desta manhã, o sentimento está lá. Ele será o suficiente.
Q: No ano passado foi muito só você e Mikko (Hirvonen) na batalha para o título do campeonato. Você acha que vai ver uma repetição do que ou haverá mais pretendentes para a coroa este ano?
SL: Aqui, eu penso que pode ser uma grande batalha pela vitória. Mikko vai ser competitivo, Marcus (Gronholm) está voltando e Petter (Solberg) tem o mesmo carro que temos. Existem alguns drivers nórdicos - que não será tão fácil para mim!
Q: Do que você tem visto na recce esta semana quais são as suas reflexões sobre a condição dos estádios?
SL: Eu acho que depende das fases, mas com certeza alguns estádios já existentes no cascalho. A primeira fase é realmente agradável, com muito gelo. O resto deles não são as minhas condições favoritos com o gelo. Os bancos de neve são muito suaves para que você não pode confiar (sobre eles) e tanto o aperto está mudando muito. Nós vamos ser rapidamente sobre o cascalho.
Q: Será que vai ser duro para os pneus?
SL: Sim. Vai ser duro com os pneus. Vamos ver como ele vai.
Q: O que você acha do novo sistema de pontos?
SL: Mikko diz que quer apenas dois pontos a mais este ano ... com a nova regulamentação Acho que posso marcar um pouco mais! Não vai mudar muita coisa. Se você fizer um cálculo do ano anterior, isso não muda muito, por isso não tenho qualquer opinião especial.
Q: A nova temporada Mikko, ainda está doendo, depois de perder por apenas um ponto de Sebastien no ano passado, ou você tem que colocar todos atrás de você?
MH: É atrás de mim agora. Estou feliz de começar de novo. Tenho estado à espera para começar a nova temporada e agora nós podemos.
Q: Yon venceu o Rali de Monte Carlo no mês passado. Será que isso vai ajudar?
MH: Não, não realmente. Com certeza foi bom para fazer o evento, mas a Suécia é um jogo completamente diferente de novo, carros e em diferentes superfícies. Mas é sempre bom vencer, agora espero poder continuar com isso.
Q: Você tem sido citado como tendo dito que será "mais bravo" este ano, o que você quer dizer com isso?
MH: É apenas pequenas coisas. Talvez mais como um comícios poucos anos atrás, quando pensei em mudar o carro ou os pneus. Eu deveria ter mantido o meu tipo e feito isso - as pequenas coisas como essa. Se eu pode marcar mais dois pontos, eu posso lutar um pouco mais difícil.
Q: Em anos anteriores, você e Jari-Matti tiveram um pé de igualdade na equipe Ford, este ano, você é o número um motorista e ele está lá para apoiar suas esperanças Championship. Será que o tornam mais fácil?
MH: É difícil dizer, mas para começar, não vai realmente fazer alguma diferença. Eu preciso marcar pontos, mas como a temporada continua vamos ver se ele pode ajudar com a situação da estrada. Acho que a maior diferença que faz é para o campeonato de construtores.
Q: Kimi, bem-vindo ao WRC. Vamos vê-lo competir este ano com a equipe Junior Citroen; é este ano vai ser um dos maiores desafios que você enfrentou na sua carreira? 
KR: Eu acho que é definitivamente vai ser. Não vai ser fácil, vou aproveitar e desfrutar o desafio.Este será um dos maiores eventos; as condições não são fáceis. Preciso de mais tempo no carro para se acostumar com isso.
Q: A preparação está completa, temos visto você testar o carro e competir no Rali do Árctico; você se sente totalmente preparado para competir aqui na Suécia? 
KR: Qualquer quilômetro que podemos fazer, obviamente, ajuda. Este é o processo de aprendizado, vamos aprender muito na Suécia, e eu espero que uma vez nós vamos sobre o cascalho deve ser mais fácil. Espero que possamos concluir e fazer alguns bons tempos. 
Q: O que você achou o mais agradável e os aspectos mais difíceis de sua experiência de WRC até agora? 
KR: Tudo é bom. É tudo emocionante. Eu corri na  F1 por muitos anos, e quando você muda é uma experiência agradável. Há tantas coisas novas para aprender. O difícil é aprender a fazer as estradas e as notas de ritmo, que vai levar tempo para ser tão bom como os outros caras. Esta é a principal coisa, vamos ver como ele vai. 
Q: Você pode estar no top 10 aqui? 
KR: Isso seria bom. Eu realmente não tenho idéia de onde estamos indo. Queremos que haja alguma boa velocidade. É tempo mais fácil através de segunda (fases); vamos tentar fazer o melhor que pudermos. 
Q: Você tem campeões do mundo sentado ao seu lado. Você teve um bom conselho deles? 
KR: Eles têm sido muito úteis, mas, infelizmente, você não pode ensinar o outro cara para dirigir - você precisa aprender isso sozinho. É a experiência que ajuda. Eles talvez seis anos, Marcus tem 20 anos ou algo assim. É por isso que estou aqui para aprender mais. 
Q: Marcus, você retornar ao WRC com a equipa Stobart para este evento. É claro que é muito bom ter você de volta - porque a Suécia e há um plano para mais eventos?
MG: Este é um dos meus ralis favoritos, por isso estou de volta. Ok algumas fases têm bastante cascalho, mas eu gosto do rali, por isso estou, novamente, voltando.
Q: Você já notou uma melhora no carro (Ford Focus), uma vez que você dirigiu o último?
MG: Para ser honesto, não. Eu não podia sentir muita diferença. Ok, eu tenho um carro 2008, talvez por isso não há tantas coisas novas. Talvez o motor é um pouco mais forte, se não é o mesmo sentimento.
Q: Você tem feito a este evento muitas vezes e vi essas estradas em condições diferentes.Diga-nos o que você acha?
MG: Eu tenho visto muitas vezes como este. Likenas, a primeira fase, é bom e há um pouco de água nesta fase (colocado ali pelos organizadores para congelar a uma sólida base de gelo).Eles (os organizadores) poderia ter feito mais do isso, mas eu acho que é a questão do orçamento. Tenho visto muitas vezes como este.
Q: Malcolm Wilson disse que gostaria de ver um 1-2-3 Finlandês - ele pode ter esquecido Kimi no Citroen embora! Você ganhou este evento cinco vezes, duas em Foco - Quais são as chances de você ficar no pódio?
MG: É possível, mas eu não sei. Amanhã vamos ver onde estamos. Se os tempos são bons, então vou continuar. Eu não tenho tantos quilômetros. Eu fui esquiar mais do que dirigir um carro!
Perguntas da platéia 
Alain Pernot Sport Auto, França 
Q: Kimi, como era o shakedown útil para afinar o carro? 
KR: Tentamos duas coisas, mas foi a primeira vez desde o Rali do Ártico, por isso era bom para obter de volta no carro. O carro está ok, mas posso melhorar a minha condução em vez de mudar o carro. 
Marco Giordo Autosprint, Itália 
Q: Kimi, o que você pensa sobre as pessoas rali, a mídia eo povo? Eles são diferentes de F1? 
KR: Até agora, tem sido amigável, se permanecer assim ..! Com certeza é uma atmosfera diferente. Eu gostei. Tem sido positivo. Eric Briquet Auto Hebdo, França 
Q: No Rali do Ártico que fez alguns bons momentos Kimi, você estava um segundo atrás de Dani (Sordo) - é possível ser um segundo atrás do líder aqui? 
KR: Vai ser mais difícil. Pelo menos no Rali do Ártico, eu estava lá um ano antes. Se pudermos fazer que a velocidade que eu estou muito feliz. Mas definitivamente as fases olhar muito difícil e espero que tenha feito boas notas.
Marcus Stier Sport Auto, Alemanha 
Q: Kimi, você tem um programa de um ano este ano, vai tentar construir uma carreira no WRC, ou voltar para a F1? 
KR: Eu não fiz a minha cabeça. Este ano, tenho um contrato com a Red Bull e com a Citroen me ajudando. Eu não tenho planos para o próximo ano ou para o ano seguinte. Se ela vai bem, há uma boa chance [de permanecer no WRC], se não, então não há nada planejado. Depois de um ano poderá haver alguns novos planos, vamos ver. 
Presente: Patrik Sandell, S2000 da FIA World Rally Championship Martin Semerad, a FIA Production Car World Rally Championship
Q: Bem-vindo Patrik. Voltar com a Red Bull Rally Team e para trás com o Skoda Fabia, como parte da nova marca Super 2000 Campeonato Mundial de Rali. Há um forte campo de condutores que competem para o título, após sua experiência em um carro S2000 que você se considera um dos favoritos?
PS: Um dos favoritos, assim espero. Mas há um monte de motoristas realmente bom. (Martin) Prokop está aqui e ele ganhou o Rali Júnior. Então há Janne Tuohino e Nasser (Al Attiyah) vai ser rápido. Será um campeonato muito forte. Mas é claro que é apenas uma razão porque eu estou aqui: eu quero ganhar o campeonato.
Q: Muitos motoristas têm sido competindo em eventos de neve no período que antecedeu a Suécia, o que você tem feito para obter-se preparados?
PS: Eu fiz um comício na Noruega há duas semanas. Foi bom voltar no carro. Eu nasci e cresci na neve, porém, eu não tenho que fazer muito para se acostumar com essa superfície. A sensação é boa para mim.
Q: Parece que ele foi um bom inverno aqui ...
PS: Haverá uma grande quantidade de neve. Foi nevando na Suécia desde o início de dezembro. O pequeno problema é que não tínhamos graus positivos, então vamos logo para baixo no cascalho. Não é um problema, mas vai ser complicado e com algumas linhas a seguir. Para mim, é apenas bom.
Q: Você parecia muito à vontade com o Fabia ano passado, ainda está apreciando o carro?Será que vamos ver uma evolução ainda este ano?
PS: Skoda está lançando uma nova evolução em março e, em seguida teremos as últimas atualizações. Neste momento, o carro é semelhante ao que tivemos no Rali da Grã Bretanha.
Q: Você gosta do carro?
PS: Absolutamente. É um carro muito bom. Nós tivemos um ou dois problemas no ano passado, mas eles estão classificados para fora agora. A Skoda vai ser um carro realmente bom para nós este ano e vamos continuar a desenvolver para o ano todo. Tenho uma boa confiança com o carro. Nós somos capazes de ir para fora do apartamento no início.
Q: Martin, como seu tempo como um Pirelli Star Driver ano passado ajudá-lo a se preparar para esta época?
MS: Foi durante o ano todo que temos aprendido muito sobre tudo. A experiência que tivemos em relação ao ano usamos e no País de Gales fomos capazes de ser competitivos e não cometer nenhum erro. Ele mostrou o que podemos tirar do regime Pirelli Star Driver, mas não foi apenas a condução ou ralis, foi tudo em torno de eventos WRC. Era mais útil e estou feliz que eu era parte dela.
Q: Martin retornar para o carro da produção do World Rally Championship deste ano, contestando seis eventos com a Czech National Team. O que fez você decidir voltar para o PWRC?
MS: Uma vez que tentei este campeonato eu não gostaria de ir para outro lugar. É incrível. Nós fizemos o nosso melhor para voltar e isso aconteceu, tornou-se uma realidade e nós estamos muito felizes por isso. Eu também estou feliz com o ASN Checa, apoiam-nos - estamos honrados por isso. PWRC é a primeira oportunidade para nós e nós fizemos tudo o que podíamos fazer para estar aqui.
Q: Quais são suas expectativas para este ano?
MS: É uma pergunta muito difícil antes do primeiro evento. Saberemos mais depois deste evento. Um monte de caras grandes como Patrik (Sandell) mudaram, mas há ainda Armindo Araújo e Anders Gröndal aqui para torná-lo resistente. Mas eu espero que seja algo em torno dos cinco primeiros.
Q: Qual foi o palco shakedown like; foi bom?
MS: Foi muito bom. Não houve grandes linhas e fiquei surpreendido com a aderência. Eu cometi um pequeno erro e saiu na segunda corrida, mas tudo está perfeitamente preparado. As condições devem ser muito bons.
Q: Será que este evento ser duro com os pneus?
MS: Se ele vai ser como o shakedown, que será difícil para os pneus.
PS: Eu acho que vai ser difícil, mas os pinos vai ficar no pneu. Você vai ter subviragem, mas não um pesadelo. No final do estágio, haverá um pouco mais de subviragem, mas pode ser plana para fora. Eu não estou tão preocupado com os pneus.
fonte: FIA

0 comentários:

Postar um comentário