domingo, abril 25, 2010

Kimi:O aprendizado ainda continua.


Um passo a mais preparado
Texto por Marko Mäkinen/Vauhdin Maailma
Abril 2010

8a. posição e quatro pontos no campeonato. Nenhum outro esportista finlandês jamais conseguiu ser capaz de marcar pontos tanto na F1 quanto no WRC. Kimi Räikkönen conseguiu - e há mais por vir.

Apesar de todas as expectativas irreais que a mídia criou Kimi Räikkönen foi capaz de passar pelos três ralis do WRC quase que com excelência. Ele tem agora seus primeiros pontos do campeonato no bolso, embora Räikkönen mesmo esperasse pontuar mais no outono, mais cedo.

Ele cometeu erros e isto não surpreendeu a ninguém, nem mesmo a ele. O rali é um esporte brutal onde você não volta para a estrada depois de cometer um erro. Se na F1 você pode cometer um erro com a linha de pilotagem que o levará por cima das curvas ou no máximo à área de segurança, no rali novamente, um erro de julgamento similar cria uma roleta que pode terminar com toda a corrida como Kimi pôde experimentar no México.

Dias longos de trabalho vieram como uma surpresa

É claro que Räikkönen foi capaz de se preparar antecipado para quase tudo, mas uma coisa surpreendeu até mesmo ele: quando se trata de tempo o WRC é como o Exército das Forças Armadas e a F1, novamente, o Serviço Alternativo para Civis. No rali você dorme e come quando você tem tempo, o despertador toca às 5 da manhã, depois disto você senta em um carro de corrida por cinco dias até o sol se pôr (dias de reconhecimento incluídos). São aqueles dias longos de corrida que trouxeram de volta as dores nas costas depois de umas antigas corridas de F1 e que você não pode tratar de nenhuma forma no rali.

A mudança da rotina diária também interrompeu a concentração da estrela da F1. Kimi estava acostumado a tirar sonecas revigorantes no paddock da F1, mas no rali você não pode fazer o mesmo. Quando uma antiga rotina de 10 anos como esta muda repentinamente não ajuda, mas afeta a vitalidade.

Kimi não é um derrotista

Com o desempenho e o desenvolvimento de Räikkönen não é uma questão de velocidade ou falta de talento, é sobre aprimorá-los em uma habilidade completa para desempenhá-los da maneira mais eficiente possível.

Ainda assim Kimi não arrependeu-se uma única vez de sua decisão de mudar-se para o rali. Você pode ver que tudo o que o rali é exatamente, é o que ele quer fazer no momento. Se Räikkönen tivesse uma natureza derrotista ou se ele ficasse satisfeito com o primeiro bom sentimento então ele certamente teria entrado direto no helicóptero no Rali da Suécia quando pilotou para cima de um banco de neve, mas em vez disto ele começou a cavar com uma pequena pá de plástico para tirar seu carro do banco de neve e continuou sua corrida depois de trabalhar por meia hora.

O objetivo principal de Kimi nesta temporada tem sido terminar ralis e pilotar o mais rápido possível. A outra metade estabeleceu objetivos difíceis de resultados, mas Räikkönen tem sabiamente declarado que 'se você não pode terminar o rali então é inútil estabelecer outros objetivos para si mesmo'.

Na Jordânia, Räikkönen diminuiu seu ritmo para um nível seguro para que pudesse terminar o rali. Foi o desempenho humilde de um homem profissional pilotando pelo resultado final e trouxe bons pontos iniciais para elevar seu próprio ritmo nos próximos ralis, para que ele esteja mais perto dos pilotos de alto nível.

Kimi pilota com os acertos de Loeb

Kimi Räikkönen tomou sua primeira grande decisão durante o primeiro serviço no Rali da Suécia quando ele mudou seus acertos para que eles o igualassem aos acertos de Sébastien Loeb. Com esta decisão Kimi queria se concentrar mais em pilotar com as notas e colocar as questões de acertos do carro de lado.

Os acertos da suspensão de Loeb - e a transmissão de potência - naturalmente não são para o estilo de pilotagem de Räikkönen, mas ele humildemente decidiu aprender um novo estilo de pilotagem. Ponto.

O aprendizado ainda continua. Räikkönen fez uma única exceção para a primeira especial da Jordânia onde sua posição de largada era em 10o. Eles esperavam a estrada ser limpa das pedras e areia antes da vez de Kimi chegar, é por isto que a suspensão do Citroën foi mudada para uma ainda mais difícil do que a que os outros tinham. Esta decisão mostrou-se completamente errada: a superfície da estrada estava ainda mais escorregadia do que já estava para os primeiros carros então não foi nenhuma adivinhação que Kimi tenha dito depois das especiais que esta havia sido a corrida mais desafiadora e difícil de sua carreira no automobilismo.

Depois do teste Räikkönen voltou para as avaliações da suspensão de Loeb e ele confiará nelas no futuro também.

Fonte: Vauhdin Maailma (edição impressa)/Tradução para Inglês: Nicole/
Tradução: Ludy
Agradecimento:Octeto
O aprendizado ainda continua e a nossa adimiraçãopor esse cara a cada dia aumenta.
Sinto-me orgulhosa por ser fã dele.
Beijos ,Rose

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